english versionversão portuguesa
 
 

Monday, March 3, 2008

CONHECE OS TEUS LIMITES

Todos nós já julgámos estar a chegar ao nosso limite, já pensámos ou dissemos expressões como: “Eu já não posso mais!” ou “Chega!” e, já estivemos em situações em que parecia que a nossa vida é uma corda prestes a rebentar. Todos temos um limite, pelo menos é isso que todos dizem.

É incontestável que estamos limitados fisicamente. Não podemos estar em todo o lado ao mesmo tempo; é impossível o nosso cérebro apreender tudo; não conseguimos exercitar ao ponto de alcançar uma força, velocidade e resistência ilimitada. Nem podemos superar a nossa mais evidente limitação: a morte. Isto é um facto, apesar dos avanços exponenciais da ciência que são movidos pelo inconformismo humano a todos os limites físicos. Este inconformismo dura há séculos e evidencia-se, por exemplo, nos atletas que procuravam, e procuram, em evento após evento, ser mais rápidos, mais fortes ou mais resistentes.

Emocionalmente também estamos limitados. Não há quem possa dizer que nunca esteve triste, ou até mesmo angustiado. Existe sempre algo que interfere nas nossas emoções. Se é verdade que alguns mostram maior resistência, ninguém consegue geri-las de forma a estar sempre a cem por cento. Até Jesus, sendo Deus, como homem chorou1 e entristeceu-se grandemente2. Chegou mesmo a pedir para não ser sacrificado em nosso lugar3.

Mas, referindo-me ainda a Jesus, vemos que Ele não sucumbiu perante a situação emocional em que estava. Ele colocou a vontade do Pai acima da Sua e consumou-a. E, aquilo que o fez transcender as Suas limitações emocionais foi o Seu Espírito. Ele era e é Espírito, e isso deu-lhe a consciência de que as Suas emoções não podiam interferir na missão espiritual que vinha cumprir.

E, o Seu Espírito além de O fazer superar as Suas limitações emocionais, fê-lo também superar as físicas. Não dos esforços e agressões a que foi submetido, mas da morte. Jesus ressuscitando, venceu a morte e provou-nos que a maior limitação do ser humano não tem tanto poder como o Seu Espírito.

Quando temos o Espírito de Deus e vivemos através dele as nossas limitações físicas e emocionais perdem importância. Fisicamente podemos estar longe ou cansados, emocionalmente podemos estar deprimidos mas não deixamos de ter força e vontade de viver pois o Seu Espírito é connosco. Assim, nem todos temos um limite. Quem tem a presença do Espírito de Deus garantidamente não tem limite pois o Espírito também não o tem. Por isso, se tens Deus na tua vida não há nada com que não consigas lidar; não te preocupes porque a tua corda não vai rebentar.


1 João 11:35
2 Mateus 26:36-38; Marcos 14:32-34; Lucas 22:44
3 Mateus 26.39; Marcos 14:35; Lucas 22:42

No comments: